SOBRE

A Casa
 

Situada num centro privilegiado de caminhos equidistante de Miranda do Corvo, Penacova, Coninbriga, Lousã, Poiares, Gois, Penacova e Coimbra, Segade é  uma povoação de gente simpática e trabalhadora,  onde estamos localizados.

Bem perto de nós temos o rio Ceira a sussurrar, com o açude das freiras,  duas pontes de madeira suspensas “pênsil” a fazerem a ligação das margens,  a montanha maravilhosa com o cantar dos pássaros , o convento de Santa Maria de Semide  e os moinhos de água onde as monjas vinham moer a sua farinha, com toda a história do início da nacionalidade. Encontram-se pedras gravadas no açude, túneis  por onde passavam carros de bois a ligarem o  mosteiro a vários outros locais etc.

Do outro lado está a Estrada da Beira, construída há duzentos anos. Por aí passavam carruagens, agitando de vida da aldeia, tendo-se na altura construído uma forja e servido de mudança e repouso dos cavalos. Da mesma altura é a actual calçada que está por baixo  e as minas de água bem altas, que ficam mesmo junto à entrada principal da “Terraços da Beira”.

Esta casa, do tempo dos meus bisavôs, para além de recolher algumas carruagens no seu pátio, era um todo único que mais tarde foi dividida pelos três filhos. Possuía também grande parte da chamada “quinta” na qual girava uma nora gigante que “gemia” noite e dia dando, então, um som/vida sonolenta à aldeia de Segade.

Fazer desta casa "Terraços da Beira", ė um sonho de família antigo realizado.

Segade

 

—Esta povoação situa-se a 12 Km de Coimbra no Concelho de Miranda do Corvo na antiga estrada da Beira, cujo nome deriva da palavra “segadas”, e terá surgido por volta do ano 1210 d.C. há cerca de 799 anos, com a vinda das freiras do Convento de Santa Maria de Semide para lá. Nasceu com a construção de várias estruturas tais como:

   

         “Os moinhos de água,  a azenha de linho e o açude das “freiras”. 

 

Maria da Anunciação F. Antunes (Psicóloga)

Octávio Ferro (Curso de Turismo)

Terraços da Beira - Lugar SegadeS/N - 3220-422 Semide, Coimbra - Site criado por: Susana Gonçalves